terça-feira, 26 de março de 2013

Características do texto narrativo

Antes de redigir o texto sobre a animação O vendedor de fumaça, leia o texto abaixo para relembrar as características da narração. 

O texto narrativo caracteriza-se pelo relato de fatos retratados por uma sequência de ações, relacionadas a um determinado acontecimento, podendo ser estes fatos reais ou fictícios. 
Para que este relato seja algo dotado de sentido, o mesmo contém alguns elementos que desempenham funções primordiais. São eles: os personagens, peças fundamentais para a composição da história, narrador, espaço, tempo e enredo propriamente dito, ou seja, o assunto sobre o qual se trata. 
Dentre aqueles caracterizados como narrativos, destacam-se os contos, novelas, romances, algumas crônicas, poemas narrativos, histórias em quadrinhos, piadas, letras musicais, entre outros. 
Como anteriormente mencionado, os elementos que constituem a narração são dotados de funções específicas, e para que possamos compreendê-las de modo efetivo, as analisaremos minuciosamente:

Personagens

Constituem os seres que participam da narrativa, interagindo-se com o leitor de acordo com o modo de ser e de agir. Algumas ocupando lugar de destaque, também chamadas protagonistas, outras se opondo a elas, denominadas de antagonistas. As demais caracterizam-se como secundárias. 

Tempo

Retrata o momento em que ocorrem os fatos (manhã, tarde, noite, na primavera, em dia chuvoso). O mesmo pode ser cronológico, ou seja, determinado por horas e datas, revelado por acontecimentos dispostos numa ordem sequencial e linear - início, meio e fim; e psicológico, aquele ligado às emoções e sentimentos, caracterizado pelas lembranças dos personagens, reveladas por momentos imprecisos, fundindo-se em presente, passado e futuro.

Espaço

É o lugar onde se passa toda a trama. Algumas vezes é apenas sugerido no intuito de aguçar a mente do leitor, outras, para caracterizar os personagens de forma contundente. Dependendo do enredo, a caracterização do mesmo torna-se de fundamental importância, como, por exemplo, os romances regionalistas.

Narrador

Ele funciona como um mediador entre a história que ora é narrada e o leitor (ou ouvinte). Sua perspectiva, aliada a seu ponto de vista e ao modo pelo qual organiza tudo aquilo que conta, são fatores decisivos para a constituição da história.

A maneira pela qual o narrador se situa em relação ao que está narrando denomina-se como foco narrativo. E, basicamente, há três tipos:
Narrador-personagem - Narrando em 1ª pessoa, ele participa da história, relatando os fatos a partir de sua ótica, predominando as impressões pessoais e a visão parcial dos fatos. 

Narrador-observador – Ele revela ao leitor somente os fatos que consegue observar, relatando-os em 3ª pessoa.

Narrador-onisciente – Além de observar, ele sabe e revela tudo sobre o enredo e os personagens, até mesmo seus pensamentos mais íntimos, como também detalhes que até mesmo eles não sabem. Em virtude de estar presente em toda parte, é também chamado de onipresente, o que lhe permite observar o desenrolar dos acontecimentos em qualquer espaço que ocorram.
Algumas vezes limita-se a observá-los de forma objetiva, em outras, emite opiniões e julgamento de valor acerca do assunto. 

Enredo

É o conjunto de incidentes que constituem a ação da narrativa. Todo enredo é composto por um conflito vivido por um ou mais personagens, cujo foco principal é prender a atenção do leitor por meio de um clima de tensão que se organiza em torno dos fatos e os faz avançar. 
Geralmente, o conflito determina as partes do enredo, representadas pelas referidas partes:
Introdução – É o começo da história, no qual se apresentam os fatos iniciais, os personagens, e, às vezes, o tempo e o espaço.
Complicação – É a parte em que se desenvolve o conflito.
Clímax – Figura-se como o ponto culminante de toda a trama, revelado pelo momento de maior tensão. É a parte em que o conflito atinge seu ápice.
Conclusão ou desfecho final – É a solução do conflito instaurado, podendo apresentar final trágico, cômico, triste, ou até mesmo surpreendente. Tudo irá depender da decisão imposta pelo narrador.

Fonte: http://www.portugues.com.br/redacao/narracao.html

21 comentários:

me ajudou bastante,muito brigado!!!
 
Gostei muito, me ajudou bastante! Obrigada.

Letícia Alves Santana

Colégio São Felipe - São Felipe /BA

6° ano: Ensino Fundamental 2
 
amei seu site ,primeiro que encontrei tudo sobre texto narrativo !
 
muito obrigado me ajudou bastante pra prova alem de ser bem claro e uma explicação perfeita
 
Obrigado, seu blog sempre me serviu de fonte de pesquisa para minhas dúvidas
 
Muito obrigado ajudou a tirar uma dúvida e resolver um conflito
 
Gostei bastante, tirando print pra estuda.
 
ashash tem muita coisa eu ja sabia, mas me ajudou a relembrar vlw msm ^^
 
muito bom, muito bom mesmo.Eu tinha uma prova digamos que de vida ou morte kk,pois tinha que tirar nota alta e graças a esse site eu conseguir gabaritar vlw ai pelo ótimo conteúdo postado
 
Gostei muito! Linguagem clara e bastante concisa.
 
muito bom!! vai me ajudar muito na prova!!
 
Obrigada por ter me ajudado, foi de muita importância.
 
obrigado pela caracteristica
 
aahaaha bem legal
 
valeu,ajudou bastante mo meu trabalho de Redação.
 
muito interresante gostei muito!
 
Valeu ajudou bastante para a prova de portugues

 
Obrigado mim ajudou muito no trabalho de português vlw mesmo ❤
 
Muito obrigado foi muito útil
 
#amei esse site me ajudou muito com certeza no outro bimestre vou tirar 10 !!!
 

Postar um comentário

Seu comentário deve:
- Ter relação com o tema do post;
- Ser identificado com nome e turma;

Obs:
- Todo comentário é lido e moderado previamente;
- É publicado aquele que respeita as regras.