terça-feira, 9 de abril de 2013

Produção de texto: Notícia a partir de uma charge (8º e 9º)


Entrega da atividade: 19/04/2013

O que é charge?
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.
Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia a dia da sociedade, de forma atemporal.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social em que o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que, quando se estabelece censura em algum país, a
charge é o primeiro alvo dos censores.

Produção de texto:
A partir disso, pressupõe-se que chargistas se valem da NOTÍCIA para compor sua arte. Faça o caminho inverso. Produza a notícia que poderia ter influenciado o chargista abaixo no momento de sua criação.

  • A notícia produzida deve ter no mínimo 20 linhas e ser escrita com caneta azul ou preta em folha de papel almaço.
  • A atividade pode ser individual ou em dupla.


Atenção às características desse gênero textual

 Uma notícia é uma narração ordenada, objetiva e clara de fatos recentes ou de situações, com interesse público, sem comentários nem apreciações.


Uma notícia divide-se em quatro partes:
I- título,
II- subtítulo
III- cabeça da notíciaparágrafo-guia ou lead

IV- e corpo da notíciadesenvolvimento ou body.

I- Título
Deve resumir a notícia no menor número possível de palavras. Deve, o mais possível, começar do mais importante para o menos importante, como toda a notícia.

II- Subtítulo
Surge depois do título. É facultativo

III- Cabeça da Notícia, Parágrafo-Guia ou Lead
Este parágrafo é, frequentemente, escrito em caracteres diferentes e destacado do corpo da notícia. Começa do mais importante para o menos importante. Responde às seguintes perguntas:
1- Quem? - Sujeito da frase, afirmação mais importante da notícia, palavra-chave, palavra ou expressão com mais carga dramática, o resultado do acontecimento...
2- O quê? - Predicado (verbo) e complemento direto ou indireto. É o acontecimento.
3- Onde?
4- Quando?

IV- Corpo da Notícia, Desenvolvimento ou Body
Desenvolve as informações do parágrafo-guia, sempre do mais importante para o menos importante. Além disso, desde que haja elementos, responde às questões:
1- Como?
2- Porquê?
Uma notícia deve ser feita de tal forma que, se retiramos o último parágrafo, o conteúdo da mesma não seja praticamente afetado.



0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário deve:
- Ter relação com o tema do post;
- Ser identificado com nome e turma;

Obs:
- Todo comentário é lido e moderado previamente;
- É publicado aquele que respeita as regras.