segunda-feira, 3 de junho de 2013

Correção de atividade (7º ano)

Correção da atividade do livro p. 126 a 131

01. O primeiro texto é uma notícia e o segundo é um conto.

02. O que diferencia os textos é o modo como o tema é tratado, ou seja, a linguagem utilizada em cada um.

03.
a) Ambas descrevem um tigre devorando uma pessoa
b) A segunda, do conto de Marina Colasanti, porque não apresenta o fato simplesmente, de maneira objetiva, mas usa a linguagem mais elaborada, subjetiva, na qual revela, de modo poético, a relação do narrador com o animal.

04. É o caso de Sirikanto Barmana, cujo companheiro de pescaria, Ali, foi transferido de uma só bocada para o úmido calor das entranhas do tigre.

05. Na reescrita o texto se aproxima mais da linguagem utilizada em um conto literário.

06. Não. A linguagem usada em textos jornalísticos deve ser objetiva, direta, apresentando as informações sem manifestar, explicitamente, uma opinião ou um juízo de valor a respeito delas, sem expressar emoções.

07.
a) “brilho”
b) “abrasadora”
c) “forte e penetrante bafo de pássaros mortos”

08. Uma mulher abriu a sombrinha para se proteger da claridade do sol e, enquanto caminhava por uma rua deserta, sentiu um cheiro forte e desagradável que os quartos de todas as casas da rua exalavam.

09. “[...] palavras guardadas em frascos de cristal”; “loucas de vontade de ser escolhidas”; “os poetas [...] provavam palavras com o dedo”

10. O autor assemelha as palavras a alimento, a algo que é experimentado, provado. Os trechos “os poetas [...] provam palavras”, “Na casa das palavras havia uma mesa das cores [...]”

11. As palavras devem ser encontradas no dicionário.

13.
a) “Naquela espécie de cadeira canônica, de coro de abadia pobre, que também pode parecer o trono de um rei desolado de um reino desolante”
b) “Executou com maestria aqueles movimentos rápidos em torno da biqueira”
c) “A testa e a calva do valente filho do povo ficaram manchadas de graxa e o meu sapato adquiriu um brilho de espelho à custa do suor alheio”.
d) “Brilho humano, salgado com lágrima”

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário deve:
- Ter relação com o tema do post;
- Ser identificado com nome e turma;

Obs:
- Todo comentário é lido e moderado previamente;
- É publicado aquele que respeita as regras.