quarta-feira, 7 de maio de 2014

Oração subordinada substantiva

Meninos e meninas,
Encontrei um vídeo para vocês. Espero que ajude.
Bons estudos a todos!

domingo, 9 de março de 2014

Projeto de leitura: O Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda (9º ano)

Entrega do roteiro de leitura: 31/03


Aos 15 anos, Arthur tornou-se rei dos bretões. Ele tinha uma grandiosa missão a cumprir: expulsar os invasores da Inglaterra e construir uma nação em torno de ideais de bravura e de justiça. Arthur reuniu os melhores cavaleiros do reino, cada um deles um herói, símbolos da nobreza de espírito!



Clique em "click to read" para ampliar o livro.


Projeto de leitura: As Aventuras de Tom Sawyer (6º ano)

Data de entrega do roteiro de leitura: 31/03

Tom Sawyer é um menino inquieto e inteligente que mora no Missouri, no Sul dos Estados Unidos, com a tia e o irmão. Certa noite, ele e seu amigo Huckleberry Finn testemunham um assassinato em um cemitério. Por medo, prometem nunca revelar a identidade do assassino. Até que descobrem que um inocente está sendo acusado pelo crime. Os dois são os únicos que podem salvar o suspeito Muff Potter da condenação. Será que eles vão conseguir provar a inocência do novo amigo?

Clique em "click to reader" para ampliar o livro.

Projeto de leitura: A terra dos meninos pelados (7º ano)

Entrega do roteiro de leitura: 31/03

Raimundo é um menino diferente dos outros. É careca e tem um olho verde e outro azul. Cansado da gozação de seus colegas, ele foge para o reino de Tatipirun, onde todos os meninos são iguais a ele. Nesta terra fantástica, ele faz amizade com a Aranha, a Laranjeira e a Caralâmpia, uma menina que virou princesa.
Durante sua aventura na terra dos meninos pelados, Raimundo aprende a importância de valores como a tolerância e a amizade. A aventura representa também o crescimento e amadurecimento do garoto, que muda o seu olhar diante das dificuldades da vida.

Clique em "click to read" para ampliar o livro


Projeto de leitura: Um estudo em vermelho (8º ano)

Entrega do roteiro de leitura: 31/03

Publicado originalmente em 1887, “Um Estudo em Vermelho” é uma espécie de “livro do Gênesis” para os casos de Sherlock Holmes. Além de ser o primeiro livro escrito por Conan Doyle, ele marca a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal e também o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Os dois homens decidem dividir um apartamento, e Watson descobre que seu novo amigo tem uma ocupação pouco ortodoxa: é o único detetive consultor do mundo. Em pouco tempo, Watson se vê envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato.

Clique em "click to read" para ampliar o livro.



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Adaptações de contos de fadas: 2ª parte do episódio "Branca de neve e os sete Tchuin Tchuin Tchunclain"

Relembrando:

O que é releitura?
"Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste, sim, na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa."


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Proposta de atividade com o livro "As (muitas) versões de um (mesmo) beijo" de Sandra Pina

Seja bem-vindo!
Essa é nossa primeira atividade do blog do ano letivo de 2014. 
O blog é um meio para enriquecer e complementar as aulas dadas em sala e contribuir para o aprendizado de forma mais dinâmica e prazerosa, sendo necessário, portanto, que você visite a página com frequência e sugira ideias que nos ajude a melhorar.
Deixe seu comentário ao final da página e boa atividade!

Orientações para a atividade: Data de entrega - 14/02
  1. Produza um texto narrativo baseado no trecho da obra da autora Sandra Pina e na xilogravura "O beijo do vaqueiro" de J. Borges, reproduzidos abaixo.
  2. O seu texto deve apresentar os elementos que estruturam a narrativa: Tempo, espaço, personagens e narrador (Observador ou personagem).
  3. O texto deve ser redigido em folha de caderno ou de papel almaço, à caneta e com cabeçalho (conforme explicado na aula)
  4. Faça primeiro um rascunho do texto e quando considerar que ficou bom, passe a limpo na folha que será entregue à professora.
  5. Caso apresente dificuldade em compreender a atividade ou tiver alguma dúvida, pergunte-me na aula ou envie uma mensagem para daniliberato20@gmail.com

        "E o professor abriu a pasta que sempre carregava, tirou uma pilha de papéis e a colocou em cima da mesa. Depois, pegou na mesma pasta um tipo de pôster e o prendeu com fita-crepe no quadro.
— Estão vendo esta imagem?
Silêncio.
— Esta é uma famosa xilogravura feita por um artista muito famoso. Para quem não sabe, xilogravura é uma técnica muito antiga, em que o artista entalha o desenho na madeira, como se fosse um grande carimbo, e imprime a imagem em papel, usando tinta. Aqui no Brasil é muito usada pelos artistas de cordel no Nordeste. — Fez uma pausa e continuou. — Olhem bem para ela.
Silêncio.
— Quem quiser ter a possibilidade de melhorar a nota e substituir a que tirou na prova deve escrever uma história sobre essa imagem. O prazo de entrega é a próxima aula.” [...]