terça-feira, 30 de maio de 2017

Produção de carta de leitor

Olá!

A proposta da aula é a seguinte:

Você vai ler, atentamente, uma reportagem (clique aqui) que foi publicada no jornal gazetaonline.com sobre a série "13 Reasons Why" (13 porquês) e depois vai redigir uma carta ao portal, manisfestando a sua opinião sobre o assunto.
Para orientar a elaboração do texto, leia algumas dicas abaixo:


1 – LOCAL E DATA
(Local, _____ de ______________ de 2017)

2 – SAUDAÇÃO AO DESTINATÁRIO
(Prezado..., caro..., à revista...., ao jornal..., aos editores da revista....)

3 -  MENSAGEM (CONTEÚDO DA CARTA)

1º parágrafo: APRESENTAÇÃO DO ASSUNTO/ IDENTIFICAÇÃO
  • Contextualize o assunto da carta (leu o quê, sobre o quê, onde...)
  • Identifique-se (nome, idade, onde estuda, onde mora)

 2º parágrafo: OPINIÃO
  • Coloque a sua opinião sobre o assunto, o que você achou, se gostou ou não. (Achei incrível..., não concordo com a afirmação..., adorei saber..., você se esqueceu de dizer...., achei muito interessante..., fiquei surpreso..., fiquei indignado..., achei a matéria preconceituosa... etc)
  • Cite trechos do texto lido para mostrar a sua opinião.

 3º parágrafo: ARGUMENTAÇÃO
Explicar a sua opinião (por que gostou ou não, achou interessante ou não, achou absurda...). Use palavras como:
  • A meu ver, em meu entender, no meu ponto de vista, parece-me que, creio que, penso que, para mim...
  • Se for discordar: Mas, porém, contudo, todavia, ao contrário, pelo contrário, por outro lado...
  • Se for concordar: Com certeza, decerto, naturalmente, é evidente que, certamente, sem dúvidas que...

 4º parágrafo: SUGESTÃO
 Dar novas ideias de matérias a serem publicadas pela revista, jornal, site...


4 – DESPEDIDA
(Até logo, um abraço, até mais, atenciosamente, grato...)

5 – ASSINATURA
(Nome completo do remetente – quem escreve a carta)

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário deve:
- Ter relação com o tema do post;
- Ser identificado com nome e turma;

Obs:
- Todo comentário é lido e moderado previamente;
- É publicado aquele que respeita as regras.