1) Escreva frases que
apresentem advérbios de:
a) Modo
b) Negação
c) Tempo
d) Lugar
e) Dúvida
f) Afirmação
2) Observe os verbos
e indique a que conjugação eles pertencem
falado feri
disse saberei distraído iluminasse
3) Observe a frase “A menina falou uma
palavra que fez bem a alguém” e responda:
a) Como vimos, a cada verbo ou locução verbal, conta-se uma oração.
Quantas orações há nesta frase?
b)
Identifique o sujeito da 1ª oração.
c)
Quem é o predicado dessa oração?
4) O princípio básico
da concordância verbal é a concordância entre o sujeito e o verbo da oração.
Leia a frase “A criança ficou feliz com as palavras de motivação”.
a)
Quem é o sujeito na oração?
b)
Como ficaria a oração caso o sujeito estivesse no plural?
5) Dê exemplos de palavras que justifique as regras de
acentuação abaixo.
a) Acentuam-se os ditongos éu, éi, e ói apenas em monossílabos tônicos e em palavras oxítonas.
b) Se as vogais i
e u forem seguidas de letra
diferente de s, elas não são
acentuadas.
c) Acentuam-se as vogais i e u de hiatos que
aparecem sozinhas na sílaba ou seguidas da letra s.
d) Se as vogais i
e u forem precedidas de ditongo,
elas não são acentuadas.
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