terça-feira, 18 de julho de 2017

Atividade sobre gêneros instrucionais

Observe atentamente o cartaz (clique aqui) abaixo e responda as questões propostas.


1) O cartaz é um gênero textual que tem a finalidade de informar as pessoas, sensibilizá-las, convencê-las ou conscientizá-las sobre determinado assunto. O cartaz em estudo foi produzido pela Polícia Rodoviária Federal, pelo Detran, pelos ministérios das Cidades, da Justiça e da Saúde e pelo Governo Federal.

a) Qual a finalidade desse cartaz?
b) Que tipo de público esse cartaz pretende atingir?

2) Os cartazes geralmente são afixados em lugares públicos, em paredes ou murais. Considerando quem produziu o cartaz lido e a finalidade que se tem em vista com ele, levante hipóteses: Onde você acha que ele foi afixado?

3) O cartaz geralmente apresenta linguagem verbal e linguagem visual. Quanto ao cartaz em estudo, explique a relação existente entre a ilustração e o texto verbal.

4) O texto verbal do cartaz é composto por três partes. A primeira delas apresenta o texto principal da campanha; a segunda, instruções; e a terceira informa site e número de telefone para contato e identifica os órgãos que veiculam a mensagem.

a) Considerando-se que o cartaz foi veiculado antes do carnaval 2008, por que o texto principal estimula o público leitor a não perder o carnaval de 2009?

b) Há, abaixo de cada uma das instruções em destaque, um pequeno texto complementar. Qual é o papel desses textos?

c) Embora a segunda parte do texto apresente instruções relativas principalmente à saúde e bem-estar, por que, na sua opinião, a frase “se beber, não dirija” aparece em letras grandes e em vermelho no texto principal do cartaz?

5) O texto verbal dos cartazes normalmente é curto e em linguagem direta e simples. Observe a linguagem empregada nele. Que variedade linguística foi usada?

6) No cartazes costuma-se empregar o modo imperativo.

a) Identifique os verbos no imperativo, dividindo-os em afirmativo e negativo.


b) Uma outra forma de orientar é usando os verbos no infinitivo, como em “Pegue a cadeira – pegar a cadeira”. Reescreva as frases do cartaz que contêm verbos conjugados no imperativo, passando-os para o infinitivo. Faça as adaptações necessárias.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário deve:
- Ter relação com o tema do post;
- Ser identificado com nome e turma;

Obs:
- Todo comentário é lido e moderado previamente;
- É publicado aquele que respeita as regras.