terça-feira, 17 de setembro de 2019

Período simples e composto

Antes de tudo é preciso lembrar que ORAÇÃO é um enunciado organizado em torno de um verbo ou locução verbal e PERÍODO é uma frase que possui pelo menos uma oração.

Por exemplo:

João estudou para a prova . (verbo = estudou)
Ajude-me. (verbo = ajude)
Vou ajudar meu irmão. (locução verbal = vou ajudar)

Os períodos podem ser classificados como SIMPLES ou COMPOSTO e para saber sua classificação, basta observar o número de orações presentes nele.

Por exemplo:

Os funcionários saíram cedo.

Nessa frase há apenas uma oração (constituída pelo verbo saíram), portanto o período é simples.

Já em:

É possível que eles saiam mais cedo.

Há um período composto, pois ele é constituído por duas orações (em torno dos verbos é e saiam)

Aproveite e clique aqui para assistir à aula do professor Noslen e fazer uma revisão dos conteúdos estudados.


terça-feira, 29 de agosto de 2017

Estrutura do texto dissertativo-argumentativo (2º ano)

ATIVIDADE DE TREINO:

Tema: Deve-se reduzir a maioridade penal no Brasil?

1º. Tema/Tese – Observe o assunto que será abordado na redação, pense sobre ele e escolha o seu posicionamento: a favor ou contra?

2º. Argumentos – Após a escolha de seu posicionamento, pense em duas ou três razões, motivos (porquês) para o seu posicionamento.

3º. Introdução – Faça a contextualização do assunto, apresente sua tese (posicionamento), e, em seguida, ligue-a a dois ou três argumentos (razões). Estará formado o primeiro parágrafo do texto.

4º. Desenvolvimento - No segundo parágrafo, detalhe o primeiro argumento. No terceiro parágrafo, desenvolva o segundo argumento. Se houver um terceiro argumento, detalhe-o no quarto parágrafo.

5º. Conclusão – Agora, no último parágrafo, reafirme o tema com outras palavras e apresente a proposta de intervenção detalhando como ela deve ser aplicada. 

Tabela de argumentos a favor e contra a redução da maioridade penal


A favor
Contra
Porque adolescentes de 16 e 17 anos já têm discernimento o suficiente para responder por seus atos.

Com a consciência de que não podem ser presos, adolescentes sentem maior liberdade para cometer crimes.

As medidas do Estatuto da Criança e do Adolescente não intimidam. Eles praticam os atos infracionais, porque não são punidos na medida.

A pena estipulada pelo ECA tem a função de intimidação, que a medida socioeducativa não tem

Muitos países desenvolvidos adotam maioridade penal abaixo de 18 anos. 

Menores infratores chegam aos 18 anos sem ser considerados reincidentes. 

A redução da maioridade penal diminuiria o aliciamento de menores para o tráfico de drogas. 
Porque é mais eficiente educar do que punir. 

Porque o sistema prisional brasileiro não contribui para a reinserção dos jovens na sociedade. 

Prender menores agravaria ainda mais a crise do sistema prisional. 

Porque crianças e adolescentes estão em um patamar de desenvolvimento  psicológico diferente dos adultos. 

A redução da maioridade penal afetaria principalmente jovens em condições sociais vulneráveis.

Tendência mundial é de maioridade penal aos 18 anos.

A Constituição preferiu proteger os menores de 18 anos da prisão – e isso não poderia ser mudado. 
É importante tornar a punição, já existente para os jovens infratores, mais eficaz.

Investir na ressocialização, fazendo os menores aprenderem uma profissão, estudarem, praticarem esportes.
O melhor caminho para esse caso é, sem dúvida, investir na educação do Brasil, que é muito deficitária. Tirar os jovens das ruas e colocar na escola é o caminho.


terça-feira, 18 de julho de 2017

Atividade sobre gêneros instrucionais

Observe atentamente o cartaz (clique aqui) abaixo e responda as questões propostas.


1) O cartaz é um gênero textual que tem a finalidade de informar as pessoas, sensibilizá-las, convencê-las ou conscientizá-las sobre determinado assunto. O cartaz em estudo foi produzido pela Polícia Rodoviária Federal, pelo Detran, pelos ministérios das Cidades, da Justiça e da Saúde e pelo Governo Federal.

a) Qual a finalidade desse cartaz?
b) Que tipo de público esse cartaz pretende atingir?

2) Os cartazes geralmente são afixados em lugares públicos, em paredes ou murais. Considerando quem produziu o cartaz lido e a finalidade que se tem em vista com ele, levante hipóteses: Onde você acha que ele foi afixado?

3) O cartaz geralmente apresenta linguagem verbal e linguagem visual. Quanto ao cartaz em estudo, explique a relação existente entre a ilustração e o texto verbal.

4) O texto verbal do cartaz é composto por três partes. A primeira delas apresenta o texto principal da campanha; a segunda, instruções; e a terceira informa site e número de telefone para contato e identifica os órgãos que veiculam a mensagem.

a) Considerando-se que o cartaz foi veiculado antes do carnaval 2008, por que o texto principal estimula o público leitor a não perder o carnaval de 2009?

b) Há, abaixo de cada uma das instruções em destaque, um pequeno texto complementar. Qual é o papel desses textos?

c) Embora a segunda parte do texto apresente instruções relativas principalmente à saúde e bem-estar, por que, na sua opinião, a frase “se beber, não dirija” aparece em letras grandes e em vermelho no texto principal do cartaz?

5) O texto verbal dos cartazes normalmente é curto e em linguagem direta e simples. Observe a linguagem empregada nele. Que variedade linguística foi usada?

6) No cartazes costuma-se empregar o modo imperativo.

a) Identifique os verbos no imperativo, dividindo-os em afirmativo e negativo.


b) Uma outra forma de orientar é usando os verbos no infinitivo, como em “Pegue a cadeira – pegar a cadeira”. Reescreva as frases do cartaz que contêm verbos conjugados no imperativo, passando-os para o infinitivo. Faça as adaptações necessárias.