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Observe as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
tempo
tempo-ral
tempo-rizar
tempo-rão
RADICAL – informa o significado da palavra. É a parte invariável.
PREFIXOS – antes do radical
AFIXOS
SUFIXOS – depois do radical
DESINÊNCIAS NOMINAIS – informam o gênero e o número dos nomes.
Ex:
lind o s (masculino, plural)
lind a s (feminino, plural)
DESINÊNCIAS VERBAIS
– informam o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos:
Ex: brindá sse mos (subjuntivo, pretérito, 1ª pessoa do plural)
VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
Ex: Cant a mos (1ª conjugação)
Faz e ndo (2ª conjugação)
Part i a (3ª conjugação)
TEMA: parte constituída pelo radical e pela vogal temática.
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
DERIVAÇÃO – consiste em formar uma palavra derivada, a partir de outra, chamada primitiva.
a) Derivação prefixal: acréscimo de um prefixo. Ex: Infeliz
b) Derivação sufixal: acréscimo de um sufixo. Ex: felizmente
c) Derivação parassintética: acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade
d) Derivação regressiva: quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da palavra. Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra. Ex: O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro.
COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração. Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há alteração , há perda de alguns sons nas palavras componentes. Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (água + ardente)
Ex: brindá sse mos (subjuntivo, pretérito, 1ª pessoa do plural)
VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
Ex: Cant a mos (1ª conjugação)
Faz e ndo (2ª conjugação)
Part i a (3ª conjugação)
TEMA: parte constituída pelo radical e pela vogal temática.
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
DERIVAÇÃO – consiste em formar uma palavra derivada, a partir de outra, chamada primitiva.
a) Derivação prefixal: acréscimo de um prefixo. Ex: Infeliz
b) Derivação sufixal: acréscimo de um sufixo. Ex: felizmente
c) Derivação parassintética: acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade
d) Derivação regressiva: quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da palavra. Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra. Ex: O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro.
COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração. Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há alteração , há perda de alguns sons nas palavras componentes. Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (água + ardente)
ATIVIDADES:
01) Leia:
A
uma ausência
(Antônio
Barbosa Bacelar)
Sinto-me, sem sentir, todo abrasado
No rigoroso fogo que me alenta;
O mal, que me consome, me sustenta;
O bem, que me entretém, me dá cuidado.
Ando sem me mover, falo calado;
O que mais perto vejo, se me ausenta,
E o que estou sem ver, mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado.
a) Indique o radical das palavras destacadas em negrito no texto.
Sinto-me, sem sentir, todo abrasado
No rigoroso fogo que me alenta;
O mal, que me consome, me sustenta;
O bem, que me entretém, me dá cuidado.
Ando sem me mover, falo calado;
O que mais perto vejo, se me ausenta,
E o que estou sem ver, mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado.
a) Indique o radical das palavras destacadas em negrito no texto.
b)
Forme famílias de palavras (no mínimo 3 palavras) a partir dos radicais das
palavras sublinhadas no texto.
c)
Indique o radical, a vogal temática e o tema das seguintes formas verbais
presentes no texto:
Abrasado:
Atormenta:
Abrasado:
Atormenta:
02)
Leia este texto:
Por que os gagos conseguem cantar normalmente?
Por que os gagos conseguem cantar normalmente?
Porque o texto e o ritmo da canção já estão memorizados por eles. Assim, o gago
não sofre tanto com a expectativa de que vá errar ou não ser entendido pelas
outras pessoas a seu redor. Ele não precisa se preocupar com a elaboração do
discurso, nem com a reação de quem ouve, e canta com facilidade.
(Marcelo
Duarte. O guia dos curiosos – Língua Portuguesa. São Paulo, 2003. P.80)
a) Indique o que as desinências destacadas nos nomes e nos verbos a seguir informam.
Veja
o exemplo:
Ex: memorizados: gênero (masculino) e número (plural)
Gago:
Ex: memorizados: gênero (masculino) e número (plural)
Gago:
Pessoas:
Outras:
Errar:
03) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:
03) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:
Toda
querendo sair
(Vinícius
de Moraes)
A
arca desconjuntada
Parece
que vai ruir
Entre os pulos da bicharada
Entre os pulos da bicharada
04)
Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou
cada uma delas.
a) Empapelar:
a) Empapelar:
b)
Papelote:
c)
papel-jornal
05)
Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede:
“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/05/2003)
a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade?
“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/05/2003)
a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade?
b)
Qual o significado das siglas?
06) Leia o poema Ceninha caseira e responda:
A família reunida
No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.
No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)
a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada?
b)
Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada?
c)
Qual o significado criado pelo poeta?
07)
No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que
predominam?
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque.
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque.
(Milton
Camargo. In: Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1999. p. 67)
08) Copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação.
08) Copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação.
Girassol
dentista
supersônico
pesca
pesca
emudecer
couve-flor
a) Derivação parassintética:
f)
derivação sufixal:
g) composição por aglutinação:
c) Derivação prefixação:
g) composição por aglutinação:
c) Derivação prefixação:
h)
composição por justaposição:
i) derivação regressiva:
i) derivação regressiva:
09)
Leia o poema Super de Ulisses Tavares.
Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super-homem!!!
a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema?
b)
Qual o elemento comum a todas essas palavras?
c)
O que indica, no texto, o prefixo super ?
d)
Por que motivo o poeta pede socorro ao super-homem?
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